12 de agosto de 2010

Animais

Animais.....
Assunto abordado em várias séries. Encontrei algumas coisas interessantes no www.smartkids.com.br 
CONFIRA!!!

ANIMAIS

Animais
 Existem tantos animais no mundo! De diversos tamanhos, habitats, espécies e classes.
Os insetos, que normalmente têm seis patas, 1 par de antenas, asas e um corpo dividido em três partes.
Há também os répteis, animais de sangue frio, que vivem em terra firme (há alguns que passam muito tempo na água, pois sua pele é impermeável).
Os anfíbios que vivem tanto na água quanto na terra.
As aves que são animais vertebrados, com penas e asas.
Os mamíferos, mais conhecidos por nós, que são os que amamentam seus filhotes, têm sangue quente e pêlos que protegem do frio.

ANFÍBIOS

Anfíbios Animais
Sabe o que significa a palavra "anfíbio"?
O termo anfíbio vem do grego e significa "aquele que tem vida dupla",isso porque os anfíbios passam por duas fases na vida, uma fase larval e outra adulta. Eles existem há 350 milhões de anos e foram os primeiros a apresentar musculatura para se sustentar fora d'água.
A grande parte das espécies apresenta uma fase larval aquática (o girino) respirando por brânquias. Gradualmente, inicia-se a metamorfose, as patas começam a se desenvolver e ele começa a ganhar a forma que terá quando for adulto. A respiração torna-se pulmonar e/ou cutânea (pela pele) e eles podem viver em terra firme.
Os anfíbios são animais de pele fina e úmida e não apresentam pêlos ou escamas. Por isso, a maioria das espécies fica restrita a viver em ambientes aquáticos e úmidos. Para se defender, os anfíbios possuem glândulas que produzem substâncias tóxicas. Algumas mais, outras menos tóxicas, que podem ocasionar acidentes ao homem caso essas substâncias entrem em contato direto com nossas mucosas ou sangue.
Os anfíbios alimentam-se de minhocas, insetos, aranhas, e de outros vertebrados como anfíbios e pequenos mamíferos. Alguns exemplos de anfíbios: sapo, rã, salamandra, perereca e cecília ou cobra-cega.

RÉPTEIS

Répteis
O que são répteis?
Os répteis evoluiram dos anfíbios a cerca de 340 milhões de anos. A pele dos répteis é seca e se apresenta coberta por escamas, cascos ou placas córneas, e em algumas espécies há ainda grossos espinhos.
Os répteis se alimentam de insetos, frutos, ovos e pequenos vertebrados. Eles são na maioria predadores. Sua respiração é pulmonar. E a grande maioria enterra seus ovos para se reproduzir.
Alguns exemplos de répteis: crocodilos, jacarés, cágados, tartarugas, lagartos, cobras, etc.



INSETOS ANIMAIS


Insetos Animais
Sabia que existem mais de 800 mil espécies de insetos?
É isso mesmo, amiguinho! Os insetos formam a maior classe do Reino Animal, são mais de 800.000 espécies conhecidas. Os insetos vivem espalhados por todo o mundo. Desde as regiões polares até as zonas tropicais, passando por rios, mares e oceanos.
Embora a aparência dos insetos seja muito variada, o corpo de todos eles é dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas e 3 pares de mandíbulas. Todos os insetos possuem 3 pares de patas. Nem todos os insetos têm asas. A maioria desses animais alcança a maturidade através da metamorfose.


 AVES

Aves Animais
É muito fácil identificar uma ave!
As aves são animais que apresentam bico e asas, têm o corpo revestido por penas e nascem em ovos.
Existem hoje no mundo cerca de 8.600 espécies conhecidas de aves, só no Brasil existem 1.504 espécies. As aves são muito importantes para o meio ambiente porque polinizam flores, dispersam sementes e promovem o equilíbrio ecológico nos ambientes naturais.
Para voar, as aves contam com um corpo aerodinâmico, ossos ocos e a leveza das penas. As aves têm a visão e a audição muito desenvolvidas.
As aves evoluíram dos répteis embora seja bastante difícil encontrar vestígios dessa evolução. Nem toda ave consegue voar, o pinguim, por exemplo, é uma ave que não voa, mas nada muito bem. Já o avestruz não consegue voar, mas é muito veloz!

MAMÍFEROS

MamíferosVocê sabe como identificar um mamífero?
Os mamíferos são os animais que amamentam seus filhotes. Este grupo é o mais desenvolvido dentre todas as espécies de animais, pois o cérebro e os órgãos dos sentidos são mais complexos, chegando a manifestar inteligência.
Os mamíferos são animais de movimentos rápidos e capazes de se adaptarem à diferentes ambientes. Outra característica e também uma vantagem desses animais, é a capacidade de gerar seus filhotes dentro de seu útero. Assim, a cria corre menos riscos de ser atacada por outros animais e tem mais chance de sobrevivência.
Todos os mamíferos possuem pêlos, diafragma, placenta, glândulas mamárias, sudoríparas, sebáceas, lacrimais e odoríferas. Também possuem esqueleto ósseo e músculos.
Quanto a aparência externa, embora todos tenham algumas características comuns, seu aspecto varia de acordo com a ordem considerada. Por isso o morcego, a baleia e o homem que pertencem a ordens distintas, são bastantes diferentes.
Os mamíferos também podem ser agrupados de acordo com o alimento que consomem: cavalos, girafas e esquilos são herbívoros, porque se alimentam de vegetais. Onças e leões são carnívoros, porque se alimentam de animais. Há mamíferos onívoros, isto é, que consomem tanto animais como vegetais. São onívoros espécies como o homem e o rato doméstico.
Nós também somos mamíferos, só que racionais.

Quanto dorme um animal por dia?
Baleia - 1 hora
Boi - 4 horas
Cão - 10 horas
Cavalo - 3 horas
Elefante - 3 horas
Foca - 6 horas
Gato - 15 horas
Girafa - 2 horas
Golfinho - 10 horas
Leão - 18 horas
Morcego - 19 horas
Porco - 8 horas
Preguiça - 20 horas
Rato - 13 horas
Zebra - 3 horas










Um comentário: